“Quem Governa o Mundo”
Assistir a este wuxia de 2022 foi um verdadeiro desafio, uma montanha-russa de emoções. A direção de Yin Tao, responsável por projetos como “Ancient Love Poetry” e “Love And Redemption”, acerta em alguns pontos, mas desliza em outros.
O lado positivo é a inegável química entre Yang Yang e Zhao Lu Si em seus personagens. Carismáticos, eles formam uma dupla muito interessante de se ver em tela. Os dois estão tão confortáveis em cena que é uma delícia acompanhá-los até o final.
Zhao Lu Si, interpretando Feng Xi Yun/Bai Feng Xi, esbanja simpatia e é uma heroína que amamos acompanhar, sem exageros nas cenas de luta ou infantilidade nas demais, lembrando até outro drama que amo, “A Lenda de Fei”, o qual recomendo.
Yang Yang, no papel de Feng Lan Xi/Hei Feng Xi, mostra a que veio e consegue ser ótimo em várias personas que seu personagem exige, mudando até a entonação quando necessário. A produção escolheu figurinos bem distintos para ele, evitando qualquer dúvida sobre qual papel estava desempenhando.
Como todo bom wuxia, temos vários clãs e nomes para decorar. Com muita paciência, anotei todos, e saiba que você vai precisar fazer o mesmo, pois este c-drama é dividido em várias subtramas até o desfecho exigido pelo título.
É aí que reside a armadilha. É perceptível que tivemos, novamente, o problema de encaixar a história em 40 episódios. Em alguns momentos, senti falta de informações complementares, e alguns personagens foram descartados ao longo da trama, culminando em uma batalha que deveria ser épica, mas que se tornou risível devido ao baixo orçamento para efeitos especiais.
Tão risível que é possível perceber que alguns frames foram duplicados sem o mínimo cuidado da direção em corrigir o erro. Ficou claro que faltou fôlego para terminar, ou o orçamento não era suficiente para tal empreitada.
Eu achava que “Amor Entre Fada e Demônio” era a pior coisa que veria. Infelizmente, este não ficou muito atrás, sendo perceptível, para quem tem um olhar mais crítico, o mesmo erro nas “fofurices” das armaduras de EVA ao serem pressionadas.
No geral, “Quem Governa o Mundo” não é um desastre total, graças ao carisma dos atores principais e ao desenvolvimento de seus personagens, com algumas cenas excelentes e outras nem tanto. O vilão, por exemplo, não foi bem desenvolvido, me obrigando a recorrer a um grupo para entender o final e toda a teia de tramas que mais prejudicou do que ajudou e vale acrescentar a conclusão apressada. Culpa dos 40 ep.
Ainda assim, deve ser assistido por aqueles que não se atentam a esses detalhes¹².
“Hei Feng Xi” é bonito e elegante, enquanto “Bai Feng Xi” é majestosa e desenfreada. Ambos são incomparáveis em habilidade e intelecto e se atraem como opostos. Envolvidos na guerra e no caos do mundo das artes marciais e da política, eles lutam para manter suas identidades secretas enquanto enfrentam agitação política, traição, lutas internas e a batalha final pelo trono imperial. Juntos, buscam justiça e tentam acalmar a incerteza crescente causada por uma malícia invisível. Mas será que o amor deles trará paz em tempos de caos? E quem, afinal, governará o mundo?
A série é uma adaptação do romance “Qie Shi Tian Xia” de Qing Ling Yue e explora temas de amor, justiça e poder em um cenário histórico repleto de ação e intriga política.
Instagram will load in the frontend.