Quando resenho dramas, no real sentido da palavra, a medida do possível, tento isolar o roteiro aos comparativos pessoais, afinal gêneros como ficção, fantasia e terror são muito mais fáceis de se especular, pois existe um certo distanciamento com a realidade. Porém, o jogo muda quando a história tem um plot real, que poderá ser o passado e a vida de qualquer pessoa.
E foi aí que Fireworks me pegou de jeito. De uma maneira inteligente o Transtorno da Personalidade Evitativa e de Boderline foram o plano de fundo desse cdrama, com uma mistura de momentos heroicos e fatalidade, pois é a rotina de uma médica e um bombeiro.
Dessa vez o mérito deixo para a atriz Wang Churan (Xu Qin / Meng Qin) que agarrou forte a persona de QinQin e conseguiu passar de maneira brilhante todos os transtornos da sua personagem e a sequelas de seu sofrimento, com um roteiro inteligente, cheio de detalhes que foram plantados de maneira impecável por quem pesquisou sobre o comportamento de quem vive, tem e convive com um indivíduo com personalidade evitativa. Ao esfregar as mãos até machucar, morder os lábios com força e até na postura dos ombros quando se sente acuada diante de sua mãe tirana e seu meio irmão possessivo, que por muitas vezes foi confundida por infantilidade, mas ao desenrolar das evidências de seu passado desolador e triste, culmina em uma história de superação e esperança.
Por outro lado, Yang Yang como Song Yan, em seus diálogos pontuais e fortes como um líder dos bombeiros é de arrancar aplausos. E nos mostra o quando a profissão por vezes ignoradas em várias séries de TV é importante e camuflada em meio aos CEOs famosos da dramaturgia.
Não posso deixar de lado momentos importantes envolvendo o irmão postiço de QinQin, Meng Yanchen (Wei Daxun), que apesar do ator ter uma interpretação média, conseguiu passar bem o recado.
Falando em interpretação, eis que esse drama, personagens não foram utilizados como bibelôs para serem utilizados como alguém para o protagonista interagir. Todos tiveram o seu brilho e um momento realmente importante na teia de intrigas e momentos excessivamente heroicos, até mesmo a chatinha da prima adolescente Zhai Miao (Yang Chaoyue) que surpresa, a atriz é um ano mais velha que Wang Churan. Enfim.
A matriarca Fu Wenying foi lindamente interpretada pela atriz Chen Jin, e vale também o mérito do desenrolar do enredo, sendo altamente dominadora usando de maneira ácida e precisa as palavras para conseguir o que quer. Anulando não somente os filhos, mas até o marido.
Sem mais, a grande mensagem de Fireworks é … A vida bate com força, muita força. E cada um consegue segurar a onda do seu jeito. Basta ter empatia e entender a mensagem de socorro do próximo, basta prestar um pouco de atenção e ter muita paciência e amor.
Além disso é um gênero que amo demais, como é bom ver nossos protagonistas trabalhando juntos e prol do bem da humanidade, sendo heróis no dia a dia.
Falei um pouco sobre Transtorno da Personalidade Evitativa e Transtorno da Personalidade Borderline nas minhas primeiras impressões clicando aqui.
Roteiro: 9 (A única “falha”, for não ter deixado claro no início da série os transtornos de QinQin, com isso, muitas pessoas abandonaram a história por achá-la mimada e chata).
Direção: 10 (Eles arriscaram muito nas cenas de resgate e com os bombeiros)
Elenco: 10
Fotografia/arte: 10
Potencial de replay: ♥♥♥♥♥ (O jeitão de marra do YangYang foi impagável)
Sentirei saudade dessa turminha
Em tempo: Ainda bem que não envolveram a cadelinha em um momento triste, para variar.
Quando crianças, Song Yan (Yang Yang) e Xu Qin (Wang Chu Ran) eram melhores amigos. Mas à medida que cresciam, suas famílias começaram a ver sua amizade de forma negativa. Para que esse relacionamento não fosse mais longe, as famílias de Song Yan e Xu Qin os separaram, para nunca mais se verem.
Nos dez anos desde a separação forçada, tanto Song Yan quanto Xu Qin trabalharam duro para construir a vida que sempre desejaram. Como chefe dos bombeiros, Song Yan dedicou sua vida a salvar outras pessoas. Curiosamente, Xu Qin também construiu sua carreira para salvar outras pessoas, como médica de emergência. Embora trabalhando em áreas totalmente diferentes, era apenas uma questão de tempo até que o destino interviesse para fazer os antigos amigos se reencontrarem. Reunidos pelo trabalho, Song Yan e Xu Qin não ficam exatamente felizes em se reencontrar.
Ao trabalharem juntos, fica fácil notar o crescimento de cada um ao longo dos anos, mas ainda há muito que Xu Qin e Song Yan precisam fazer se quiserem que esse novo relacionamento se transforme em algo mais. Será que eles conseguirão superar os obstáculos ou o relacionamento atual será tão passageiro quanto o anterior?
Adaptado do romance da web “Waiting for You in a City” de Jiu Yue Xi, “Fogos de Artifício do Meu Coração” é um drama de romance chinês de 2023 dirigido por Li Mu Ge. (Viki)
Instagram will load in the frontend.