Uma história simples e elenco bom trabalhando bem.
Depois de uma certa idade, na maioria dos casos, efeitos especiais mirabolantes deixam de ser o principal apelo pra querer assistir a um filme ou série. E obras como “Reply 1988” têm esse efeito sobre o espectador: não precisa muito pra entreter, emocionar e ficar na memória. O único desafio é não se apaixonar pelos personagens.
Quem foi jovem na década de 1980 (eu!) se identifica muito mais com os personagens da turminha do barulho que apronta várias aventuras. A forma como eles se tratam, se respeitam, se zoam, se divertem e descobrem que a idade adulta está chegando e logo tudo aquilo vai ficar pra trás só muda de CEP. Todos nós passamos por essa fase. E logo depois provavelmente passaremos pela fase em que estão os pais deles, também muito importantes para a trama.
“Reply 1988” é uma série de conforto, sem vilões maquiavélicos, reviravoltas mirabolantes, surpresas de tirar o fôlego, mas é uma joiazinha da dramaturgia mundial. Todos os personagens são tão bem construídos que nos fazem querer ser amigas deles, sentar pra tomar um café, ouvir e oferecer palavras de apoio, dar um abraço e dizer que tudo vai ficar bem, mesmo sabendo que a vida vai nos dar outra rasteira mais cedo ou mais tarde.
Estão lá o primeiro amor, o triângulo amoroso (e portanto o amor não correspondido), o momento histórico e político, os costumes, a amizade desde criancinha, o k-pop, a fangirl, os pais pobres, os pais ricos, a comida que dá água na boca, a relação dos amigos mais novos com seus hyungs, o início do uso pleno da tecnologia.
Deok-Sun adulta aparece para comentar momentos do passado e somos levados para 1988, às vésperas das Olimpíadas de Seul, auge das primeiras bandas e grupos pop como o Sobangcha (clique no nome do grupo e leia esta resenha escutando isso) lá, e New Kids on the Block e Michael Jackson deste lado do mundo. Com quem ela ficou? O que ela fez da vida? Pra responder a essas e várias outras perguntas, lá se vão 20 episódios que podem te levar às lágrimas várias vezes, mas que também fazem doer o rosto de sorrir e doer a barriga de gargalhar. Os adultos dão um show (atores supertarimbados e talentosos) e a molecada já não era tão moleca e já dizia a que veio, com alguns dos nomes mais respeitados da geração seguinte.
Detalhes que enriquecem: Repare, como comentamos no podcast, que Lee Il-Hwa e Sung Dong-Il interpretam os pais nas três “Reply”, 1997, 1994 e 1988 e que todos os personagens dos pais têm o mesmo nome que os atores que os interpretam.
ERRATA braba! Eu comentei no podcast que os pais do Dong-Ryong são ausentes e acho que chego a mencionar uma profissão, mas me lembrei depois: o pai dele é o professor dos garotos, responsável por algumas cenas ótimas, até porque é interpretado pelo excelente Yoo Jae-Myung (Itaewon Class, Vincenzo). Mianéiô!!
Se você, leitor, chegou até aqui se perguntando se deve assistir a essa série, a resposta é “Por que ainda não viu? Corra!”
Ela está disponível tanto na Netflix quanto no Viki.
Lista dos atores/personagens
Os tempos podiam ser um pouco mais simples, menos tecnológicos, mas ainda era desafiador passar um dia típico no final dos anos 80. Cinco amigos de infância, que vivem no mesmo bairro em Seul, apoiam uns aos outros para sobreviverem a seus desafiadores anos de adolescência e definirem um caminho para o seu futuro. Sung Deok Sun (Hyeri) luta por atenção como o filho do meio em sua família pobre, enquanto carrega o fardo de sua classificação em 989º lugar na escola. Kim Jung Hwan (Ryu Joon Yeol) só pensa em futebol, mesmo depois de sua família tornar-se rica da noite para o dia. Sung Sun Woo (Ko Gyung Pyo) é o estudante perfeito, presidente do conselho estudantil e um filho carinhoso e confiável. Ryu Dong Ryong (Lee Dong Hwi) é um geek que sabe mais sobre as garotas e a vida do que o resto de seus amigos, mas sua pontuação acadêmica ruim o impede de ir para a faculdade. Choi Taek (Park Bo Gum) é um jogador de baduk genial que abandonou a escola para tornar-se profissional. Conforme o grupo de amigos se mete e escapa de confusões no bairro, quais experiências desses momentos inesquecíveis juntos eles levarão consigo para o futuro? “Reply 1988” é uma série de drama sul-coreana de 2015-2016 dirigida por Shin Won Ho. A série é inspirada no drama “Three Families Under One Roof”, que foi ao ar de 1986 a 1994. Essa é a terceira série dos dramas “Reply”, que inclui “Reply 1997” (2012) e “Reply 1994″(2013), mas os personagens e as histórias não estão relacionados com a série anterior. (Viki)
Instagram will load in the frontend.