Eta curta curtinho, mas com tanto significado. Como diz o ditado, nos pequenos frascos encontramos os melhores perfumes. Foi através de uma indicação em um grupo de k-dramas que descobri essa pequena pérola com Park Hyung-Sik e Han Ji-Min.
Quantas vezes a vida nos dá aquele capote e tudo vira de cabeça para baixo? Um dia vivemos uma vida tranquila, no outro, de repente, pow, algo inesperado acontece e temos que reaprender a viver e sobreviver. É essa a principal mensagem desse curta: como seguir a vida com uma cegueira parcial ou total e o modo como cada um consegue absorver essa condição e o medo diário do mundo exterior.
Esse minidrama conta a história de amor e superação de In-Soo (Park Hyung-Sik), um rapaz com retinopatia periférica e Ahn Soo-Young (Han Ji-Min), uma moça cega de um olho e com visão comprometida no outro, que se conhecem em um grupo de fotografia de apoio a pessoas com limitações visuais.
Quando pensamos em uma história de amor com esse enredo, logo vem a ideia de algo para baixo e por vezes pessimista. Mas o diretor Heo Jin-Ho apresentou de maneira bastante delicada e bem conduzida uma história além do romance, mas também de ensinamento. Acabei me apaixonando pela interpretação sensível e incrível de Park Hyung-Sik e Han Ji-Min. Pasmem, pelo que foi mostrado no curta, eu jurava que ela fosse realmente cega. Fiquei de queixo caído com tamanha dedicação.
In-Soo, com seu jeito medroso e inseguro, me cativou de primeira. Nosso eterno MinMin transmite uma meiguice no olhar que torna difícil se apaixonar por ele. Por outro lado, Han Ji-Min mostrou-se uma excelente atriz e, mesmo não tendo contato visual com Park Hyung-Sik, transmite todo o amor sente por ele, através de pequenos mas eficazes momentos, como na hora da fotografia na praia, tirando uma foto “escondida” ou simplesmente lhe presenteando com uma lanterna devidamente amarradinha com um delicado lacinho.
Confesso que levei um susto quando ela tropeçou nos degraus, contudo, logo em seguida, ao se encontrar com In-Soo, ela nem citou o ocorrido lhe ofereceu A LUZ (através da lanterna) que ele tanto precisava para seguir em frente, superando seus medos. Superação essa que faz In-Soo ter coragem de voltar a tocar piano ou até mesmo quando Soo-Young se sente feliz em demonstrar o seu conhecimento em aromaterapia.
Momento fofo 2, no final do curta ouvimos Park Hyung-Sik cantando “Two Lights”, afinal, quem canta, encanta. (link do lado direito)
E afinal, whyyyy o título Two Lights: Relúmĭno, o que é esse tal de Relúmino.
Gente, Relúmino é um app que utiliza o óculos de realidade virtual da empresa, o Gear VR e está disponível de forma gratuita na Oculus Store, basta solicitar o código de verificação para obter acesso ao link de download da ferramenta em um smartphone..
Ou “seje”, a Samsung, utilizou esse k-drama para apresentar o seu produto, o aplicativo de ajuda visual desenvolvido por uma equipe da C-Lab, o programa de incubação in-house da Samsung que ajuda a aliviar alguns dos desafios diários que podem enfrentar.
“Two Lights: Relúmĭno” foi inspirado pelo fato de que cerca de 86% das pessoas com deficiência visual em todo o mundo têm baixa visão e o ajuda a aliviar alguns dos desafios diários que podem enfrentar.
A proposta do Relúmĭno é oferecer auxílio a pessoas que possuem limitações visuais das mais variadas formas, com recursos como zoom de imagens, ajustes de brilho e nitidez, destaque de objetos com contornos, inversão de cores ao ler textos, filtros de cores especiais e ampliação do campo de visão.
Apesar de o Gear VR não oferecer conforto para uso prolongado, o Relúmĭno possui uma proposta muito interessante, combinando os recursos tecnológicos presentes nos celulares da Samsung para oferecer algumas facilidades para pessoas com deficiência visual.
A gigante sul-coreana disse ao Verge que possui planos para desenvolver a mesma tecnologia em “produtos semelhantes a óculos” com o intuito de tornar o Relúmĭno muito mais interessante para ser utilizado no dia a dia.
Fonte: CanalTech. Agosto 2017
Roteiro: 10
Direção: 10
Elenco: 10
Fotografia/arte: 10
Potencial de replay: ♥♥♥♥♥ (dá para colocar 1000?)
Troféu: Impossível não se apaixonar por eles e mentalmente desejar boa sorte.
Há três anos Seo In-Soo enfrenta um quadro de cegueira parcial. Buscando um novo lazer, ele se inscreve em um clube de fotografia para pessoas com limitações visuais. É quando conhece Ahn Soo-Young – uma jovem que faz parte do grupo de alunos. Ahn Soo-Young torna-se o grande amor na vida de Seo In-Soo enquanto ele aprende a conviver com a perda progressiva de sua visão.
Elenco: Park Hyung-Sik, Han Ji-Min, Ki Cheon-Kim e Tae Boo-Nam
Instagram will load in the frontend.