Quando menina, eu assistia ao “Clube do Mickey“, um programa da Disney (claro) que mostrava, além do parque nos Estados Unidos, desenhos, brincadeiras e todas as coisas que me fizeram acreditar que aquele lugar era o melhor do mundo. Tanto que fiquei anos insistindo para que a minha mãe comprasse uma passagem para lá. E eu fui, em 1989. Demorou, mas fui, pela extinta empresa de turismo Stella Barros. Esse é só um pequeno exemplo de como as mídias televisiva e cinematográfica influenciam o turismo e podem mostrar não somente a imagem de uma país, mas a sua cultura em geral.
Um outro exemplo, ainda nos EUA, foi a série “Dallas”. Na época, final dos anos 70, ela fez tanto sucesso que o rancho usado como locação somente da fachada, o Southfork Ranch, no Texas, tornou-se ponto turístico para os fãs, acreditem, até hoje.
Vamos sair dos EUA? OK! “O Senhor dos Anéis” foi filmado na Nova Zelândia. Na realidade, este local (antes uma fazenda “normal”) é agora conhecido como Hobbiton Movie Set e fica na cidade de Matamata. Ups! Peguei a minha vassoura de bruxa e desaparatei bem no meio da Estação King’s Cross, que é considerada uma das principais estações de trem que servem Londres, Inglaterra, locação para quem ama a saga Harry Potter.
Nesse grupo de embaixadores da cultura e do turismo da Coreia do Sul, além do K-Pop e do incrível filme ganhador de vários Oscars “Parasita”, existe um universo de histórias que merecem ser vistas e apreciadas. Então não faz mal que você queira experimentar aquele prato típico, usar aquela roupa ou visitar a Torre Namsan, com seus 237 metros de altura que transmite, de Seul, sinais de comunicação para toda a Coreia do Sul. Ou que já tenha decidido comprar uma passagem para lá assim que as viagens estiverem liberadas por conta da pandemia.
Abaixo catalogamos algumas locações, do mais grandioso – como o Ondal Tourist Park -, passando por um bar à beira da praia, o Raramuri. Você irá se surpreender em descobrir que algumas residências são galerias ou cafés, por exemplo. Prometemos uma parte 2. É muita coisa legal! Quer ver mais alguma locação? Fale com a gente.
Parque Turístico Ondal [온달관광지]
Parte do palácio aparece em “Hwarang”, como visto, por exemplo, nos episódios 5 e 6.
Aparece também em “O Rio onde a Lua Nasce”; “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo”; “Imperatriz Cheon Chu”; “O Reino dos Ventos”, entre outros.
O Parque Ondal inclui um museu, uma caverna e uma fortaleza, bem como uma seção que exibe adereços usados em filmagens, já que foi o pano de fundo para muitos K-Dramas históricos. Ele está localizado na vila de Ha-ri [하리], no município de Yeongchun [Yeongchun-myeon / 영춘면], do condado de Danyang [Danyang-gun / 단양군]; cerca de 4 horas de transporte público a sudeste de Seul.
Endereço
23 Ondal-ro, Yeongchun-myeon, Danyang-gun, Chungcheongbuk-do, Coreia do Sul
충북 단양군 영춘면 온달 로 23
(영춘면 하리 147)
Geolocalização: 37.062693, 128.492632
Raramuri [라라무리]
Kim Jin-Hyeok (Park Bo-Gum) leva Cha Soo-Hyun (Song Hye-Kyo) lá para um café no episódio 4 de “Encontro” e quase adormece no ombro dela.
Han Ye-Ri (Kyung Soo-Jin) e Yoo Eun-Ho (U-Know Yunho do TVXQ) vêm juntos e sentam-se na praia em frente a este lugar no episódio 3 de “Melo holic”, depois que Eun-Ho seguiu Ye-Ri em sua viagem de memória (tudo observado por um perseguidor assustador).
Este café-bar de praia também aparece como a casa em que Heo Joon-Jae (Lee Min-Ho) e Shim Cheong (Jun Ji-Hyun) quando eles vivem felizes para sempre em “A Lenda do Mar Azul” – como vemos no episódio 20.
Este também é o lugar onde Ji Eun-Tak (Kim Go-Eun) vive quando é uma garotinha em “Goblin” – como visto no episódio 1.
Raramuri [라라 무리] , é um café-bar de praia localizado na Praia Deungmyeong [등명 해변], na costa leste da Coreia do Sul, na aldeia de Jeongdongjin [Jeongdongjin-ri / 정동진리], no município de Gangdong de Gangneung [강릉시] [Gangdong-myeon / 강동면] .
Instagram: @raramuri_
Endereço
42-12 Jeongdongdeungmyeong-gil, Gangdong-myeon, Gangneung, Gangwon-do, Coreia do Sul
강원도 강동면 정동 등 명길 명길 42-6
(강동면 정동진리 491-1)
Geolocalização: 37.705010, 129.015639
Como chegar
Estação Jeongdongjin [정동진역] , Sea Train [바다 열차]
Café Gil [카페길]
Este café aparece como Dobong Walnut Bakery em “Mulher Forte, Do Bong-Soon”. O pai de Do Bong-Soon trabalha aqui e é onde sua mãe passa o tempo todo com as amigas.
* * *
Café Gil [카페 길] é uma lanchonete localizada no Edifício Daelim [대림 빌딩], no bairro Huam de Seul [Huam-dong / 후암동], no distrito de Yongsan [Yongsan-gu / 용산구 ]
Instagram: @cafe.gil
Endereço
89 Duteopbawi-ro, Yongsan-gu, Seul, Coreia do Sul
서울 특별시 용산구 두텁 바위 바위 로 89
(후암동 415-1)
Geolocalização: 37.547248, 126.981558
Como chegar
Sookmyung Women’s University [숙대 입구 (갈월) 역], Linha 4, Saída 2 ou 3;
Continue seguindo a estrada em direção ao Parque Namsan [남산 공원] ou pegue o ônibus 202 da agência de correios de Namyeong para Huam-dong Woori Bank [후암동 우리 은행 앞] (duas paradas).
Park Hyatt Seul [파크 하얏트 서울]
“À distância, a primavera é verde” (2021); “Vincenzo” (2021)
THE TIMBER HOUSE [더 팀버 하우스]
ANDAR B1
No episódio 4 de “À distância, a primavera é verde”, Yeo Joon (Park Ji-Hoon) recebe uma ligação de um amigo para ir a uma festa neste bar.
Jang Joon-woo/Jang Han-seok (Ok Taecyeon) e Choi Myung-Hee (Kim Yeo-Jin) bebem neste bar de hotel no episódio 15 de “Vincenzo”. No episódio 17, Jang Han-Seo (Kwak Dong-Yeon) e Han Seung-Hyuk (Jo Han-Chul) vêm a este bar para comemorar sua recente vitória sobre Joon-Woo/Han-Seok e Myung-Hee.
FILMES RODADOS AQUI
“Para todos os garotos: sempre e para sempre” (2021, Netflix) – na suíte presidencial e na piscina
* * *
O Park Hyatt Seoul [파크 하얏트 서울] , fundado em 21 de março de 2005, é um hotel cinco estrelas com 184 quartos em 24 andares localizado em frente à Torre Parnas [파르 나스 타워] no bairro de Samseong [Samseong-dong / 삼성동], no distrito de Gangnam [Gangnam-gu / 강남구]. The Timber House é o “bar de luxo” do hotel, que oferece comida japonesa.
Endereço
606 Teheran-ro, Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul
서울 특별시 강남구 테헤란로 606
(대치동 995-14)
Geolocalização: 37.508534, 127.064146
Red Ginseng Spa [홍삼스파참숯가마사우나]
“Pousando no amor” (2019-20); “A vida secreta do meu secretária” (2019); “Live” (2018); “A Lenda do Mar Azul” (2016-17)
Este spa se torna a sauna onde os quatro subordinados de Ri Jeong-Hyeok (Hyun Bin), Pyo Chi-Su (Yang Kyung-Won), Park Kwang-Beom (Lee Sin-Young), Kim Ju-Meok (Yoo Su-Bin) e Geum Eun-Dong (Tang Joon-Sang) e Jung Man-Bok (Kim Young-Min) durante sua estada em Seul nos episódios 11-12 de “Pousando no Amor”.
Do Min-Ik (Kim Young-Kwang) e Jung Gal-Hee (Jin Ki-Joo) aparecem lá durante seu romance de 12 horas nos episódios 15 e 16 de “A vida secreta da minha secretária”.
Este jjimjilbang (sauna pública muito popular na Coreia) aparece como Cheong Hae Spa Sauna no episódio 11 da “A Lenda do Mar Azul”. Shim Cheong (Jun Ji-Hyun) decide que vai dormir lá – e não em casa – como tinha visto fazerem personagens na tv. Heo Joon-Jae (Lee Min-Ho) a encontra lá e como ela não aceita voltar para casa, ele decide ficar por lá também. Ele tem como missão protegê-la da água, que poderia facilmente transformá-la em uma sereia.
* * *
O Spa Red Ginseng [홍삼 스파 참 숯가마 사우나] é um spa localizado na vila de Galhyeon [Galhyeon-ri / 갈현리] no município de Tanhyeon de Paju [Tanhyeon-myeon / 탄현면], Gyeonggi-do.
Endereço
5 Jangneung-ro, Tanhyeon-myeon, Paju-si, Gyeonggi-do
경기 파주시 탄현면 장릉 로 5
(탄현면 갈현리 654-7)
Geolocalização: 37,773824, 126,717309
Ponte Hangang [한강대교]
“Desgraça ao seu dispor” (2021); “Taxi driver” (2021); “Oh my mister” (2021); “Start-Up – Apostando Alto” (2020); “Tudo bem não ser normal” (2020); “When My Love Blooms” (2020); A Última Imperatriz (2018-19); O Terceiro Encanto (2018); “Seu Ajudante da Casa” (2018); Wok of Love (2018); “My Mister” (2018); “Dois Tiras” (2017-18); “My Golden Life” (2017); “Romance de última hora” (2017); “Faça jus ao seu nome” (2017); “Noiva do Deus da Água” (2017); “O mentiroso e seu amor” (2017); “Chefe Kim” (2017); “Bebendo Sozinho” (2016); “W- Dois Mundos” (2016); “Shark” (2013); “Quem é você?” (2008); “A Rainha da Neve” (2006-07); “Lovers in Paris” (2004); “Romance” (2002); “Dias Bonitos” (2001); “Primavera” (1999)
Tak Dong-Kyung (Park Bo-Young) e Myul Mang (Seo In-Guk) caminham por esta ponte no final do episódio 2 de “Desgraça ao seu dispor”.
Kang Maria (Jo In) contempla se suicidar pulando desta ponte no episódio 1 de “Taxi Driver / Deluxe Taxi”. Quando ela está na borda, vê o número de táxis no parapeito inferior. Mais tarde, ela é apanhada por Kim Do-Ki (Lee Je-Hoon) e ela conta a ele sua história enquanto eles dirigem pela ponte.
Yoon Sun-hak (Seo Yi-Sook) atravessa esta ponte no episódio 6 de “Start-Up – Apostando Alto” e para quando vê um cravo branco amarrado em um de seus trilhos. Mais tarde no episódio, ela se lembra de como viu alguém pular da ponte naquele mesmo local.
No episódio 1 de “Tudo bem não ser normal”, o bom amigo de Moon Gang-Tae (Kim Soo-Hyun) Jo Jae-Soo (Kang Ki-Doong) lhe dá uma carona para casa de moto. Infelizmente, na ponte Hangang, a moto quebra e os dois têm que empurrá-la para casa, ironicamente passando por um outdoor que anuncia seu próprio drama.
Han Jae-Hyun (Yoo Ji-Tae) atravessa esta ponte no episódio 7 de “Quando o meu amor floresce”, a caminho de ver Lee Se-Hoon (Kim Young-Hoon). Durante uma caminhada noturna no episódio 12, Jae-Hyun atravessa esta ponte enquanto tenta entrar em contato com Yoon Ji-Soo (Lee Bo-Young) pelo telefone. Quando não consegue entrar em contato com ela, ele acelera o passo e começa a correr. Em um retorno aos anos 90 no episódio 13, Jae-Hyun (Jin-Young do GOT7) e Ji-Seoo (Jeon So-Nee) caminham ao longo desta ponte depois de perder o último ônibus.
Oh Ssu-Ni (Jang Na-Ra) força Na Wang-sik (Choi Jin-Hyuk) a informá-la do paradeiro do Rei Lee Hyuk (Shin Sung-Rok) e ele a traz para esta ponte no episódio 12 de “A Última Imperatriz”. Aqui, os dois assistem ao rei beijando sua amante Min Yoo-Ra (Lee Elijah) em um barco que passa sob esta ponte.
Lee Young-Jae (E-Som) cruza esta ponte enquanto está no ônibus ouvindo seu Discman no episódio 1 de “A Terceira vez é a certa”, a caminho do encontro às cegas do grupo.
Kim Ji-Woon (Ha Seok-Jin) e Im Da-Young (Bona do WJSN) acabam nesta ponte à noite no episódio 2 de “Seu ajudante da casa” e é assim que eles se conhecem. Ela está frustrada, precisa de alguém para falar e usa o ‘telefone do suicídio’ para fazer isso até que os policiais venham para se certificar de que ela não é suicida. Ele acabou de deixar o memorial de sua mãe depois que seu pai fez um escândalo e se lembra de uma época em que ele veio a esta ponte para cometer suicídio e viu Da-Young sendo levada embora. Ji-Woon volta lá no episódio 26, dizendo um adeus final para seu ex-amor.
Park Dong-Hoon (Lee Sun-Kyun) chega a esta ponte no episódio 6 de “My Mister” e parece pensar em suicídio. Lee Ji-An (IU) segue o paradeiro de Dong-Hoon em um dispositivo de rastreamento em seu smartphone e vem correndo em sua direção ao ver que ele permanece por muito tempo nesta ponte.
No episódio 1 de “A Noiva do Deus da Água” (2017), é aqui que Yoon Soo-Ah (Shin Se-Kyung) olha por cima do parapeito de uma ponte segurando um crisântemo branco, que ela joga antes de pular no rio Han.
É lá que Kang Chul (Lee Jong-Suk) quer cometer suicídio em “W – Two Worlds” no episódio 1 e o faz no episódio 6, deixando para trás uma Oh Yeon-Joo devastada (Han Hyo-Joo).
CLIPES FILMADOS AQUI
O videoclipe de “Run” do BTS (2015) tem ela como locação.
* * *
Hangang Bridge / Han River Bridge [한강 대교] é a primeira ponte construída para cruzar o rio Hangang. Concluída em 1917, seu 100º aniversário foi comemorado em outubro de 2017. Se as pessoas caminharem sobre esta ponte em K-Dramaland, ela geralmente estará na parte sul, abaixo da ilha artificial. A parte norte não possui estrutura metálica superior.
Assim como na Ponte Mapo [마포 대교], também foram colocadas citações positivas ao longo desta ponte em 2013 como parte da campanha ‘Ponte da Vida’, em uma tentativa de reduzir as taxas de suicídio. Em “Quando o meu amor floresce”, elas parecem ter sido removidos digitalmente na cena dos anos 90, pois não existiam naquela época.
A ponte Hangang está localizada no bairro de Ichon [Ichon-dong / 이촌동] de Seul, no distrito de Yongsan [Yongsan-gu / 용산구], passando diretamente sobre Nodeulseom [노들섬], ilha artificial que recebe eventos culturais.
Geolocalização: 37.515543, 126.957742
Geolocalização de Wok of Love; My Mister : 37.519442, 126.959839
Geolocalização de When My Love Blooms : 37.520419, 126.960459
Galeria OOOJH [의외의조합]
Oh Dae-O (Son Ho-Jun) e a mãe de No Ae-Jung (Song Ji-Hyo) Choi Hyang-Ja (Kim Mi-Kyung) têm uma conversa sincera neste café no episódio 11 de “Was It Love?”.
Este é o exterior da casa de Kim Mi-So (Park Min-Young) em “O que houve com a secretária Kim?. No episódio 1, Lee Yeong-Joon (Park Seo-Joon) vai à sua casa para convencê-la a não deixar o emprego – e se propõe a se casar com ela, para desgosto de Mi-So.
* * *
A Galeria OOOJH [의외 의 조합] é uma galeria e café localizada no bairro de Sindang [Sindang-dong/신당동], em Seul, no distrito de Jung [Jung-gu / 중구]. As Muralhas da Cidade de Seul (Fortaleza Dasan) (한양 도성 다산 성곽 길) correm paralelas a ela.
Endereço
121 Dongho-ro 17-gil, Jung-gu, Seul, Coreia do Sul
서울 특별시 중구 동호 로 17 길 121
(서울 특별시 중구 신당동 432-1866)
Geolocalização: 37.5537625, 127.0046097
Como chegar
Estação Yaksu [약수역], Linha 3/6 do metrô de Seul, Saída 8.
(Esteja preparado para caminhar!)
Muralha de pedra do Palácio Deoksugung [덕수궁 돌담길]
Cidadãos de Seul tentam se esconder e se protegem como podem ao lado das muralhas durante um ataque no episódio 9 de “O Mito de Sísifo”.
Choi Kyeong-Jun (Kim Min-Suk) confessa seu amor para Suh Rin-I (So Ju-Yeon) ao lado da muralha quando pe dispensado do serviço miloitar em um flashback no episódio 6 de “Apaixonados na Cidade”.
Oh Mi-Joo (Shin Se-Kyung) and Ki Seon-Gyeom (Im Si-Wan) têm um encontro no episódio 2 de “Run On – Na direção do amor”, mas ele esquece até receber uma mensagem dela; e aqui é quando ele começa a correr na direção dela (a melhor corrida dele), passa batido por ela, volta e finalmente a encontra.
Sunwoo Joon (Lee Jae-Wook) deixa-se fotografar nesse local por Chu Min-Su (Choi Kwang-Je) com uma amiga para parecer que são namorados; fotos que Goo Ra-Ra (Go Ara) descobre nos episódios 14-15 de “Do Do Sol Sol La La Sol”.
Park Joon-Young (Kim Min-Jae) caminha por essa rua no episódio 5 de “Do You Like Brahms? e mais tarde Chae Song-A (Park Eun-Bin) se junta a ele.
No seu 100º dia de namoro, o namorado de Kyung Woo-Yeon (Shin Ye-Eun) termina com ela, no episódio 1 de “Mais que amigos”, o que faz sua conta de ex-namorados subir para 12.
Chan-Hyuk (Kim Ji-Seok), sóbrio, e Eun-hee (Han Ye-Ri), bêbada, andam por essa rua e lembram-se dos seus 20 anos no episódio 10 de “My Unfamiliar Family”.
Yoo Ji-Ho (Jung Hae-In) e Lee Jung-In (Han Ji-Min) caminham por ali à noite no episódio 19 de “Uma noite de primavera”.
O escritório do Ceifador (Lee Dong-Wook) fica dentro desta muralha em “Goblin”. Kim Shin (Gong Yoo) passa por aqui nos episódios 1 e 14 e eles conversam.
Jeon Jin-Ho (Lee Min-Ho) leva Park Gae-In (Son Ye-Jin) bêbada de cavalinho para casa por aqui no episódio 3 de “Gosto Pessoal”.
A rua que ladeia a muralha de pedra do Palácio Deoksugung é uma via de pouco mais de um quilômetro que beira o muro de pedra do palácio [덕수궁]. A parte mais vista em séries é Deoksugung-gil [덕수궁길], uma rua de calçada larga, aos lados sul e oeste do palácio. Uma obra de arte em forma de buquê de rosas — parte do SeMA — Seoul Museum of Art [서울시립미술관], o Museu de Arte de Seul — fica bem no meio desse caminho; na esquina sudoeste do palácio.
A rua está localizada em Jeong [Jeong-dong/정동]
Endereço
5-10 Jeong-dong, Jung-gu, Seoul, South Korea
Geolocalização 37.564864, 126.975160
Geolocalização
“Uma noite de primavera”: 37.564761, 126.974148
Escritório do Ceifador (“Goblin”): 37.567466, 126.973272
Escultura do SeMA: 37.565214, 126.973521
Como chegar
Estação da prefeitura [시청역], Linha de metrô 1 e 2, saídas 1 ou 12
Esses são apenas alguns exemplos do que um fã de séries pode visitar se for a Seul hoje. Quer ver mais alguns? Logo as noonas aqui voltam a buscar outras locações interessantes para qualquer fã reconhecer no seu drama favorito.
Com fontes dos sites Cateaclysmic e Korean Dramaland
Relato de uma fã viajante (Vicki)
Viajar para conhecer ídolos e locações é comigo mesma! Fã da série de tv “Supernatural/Sobrenatural” desde o primeiro episódio, não demorou muito para que eu quisesse conhecer Vancouver, no Canadá, que fez o papel de várias cidades americanas ao longo dos 15 anos de existência da saga dos irmãos Winchester. Como a cidade também sediava uma convenção para fãs do show no mês de agosto – verão no Hemisfério Norte – eu me informei o quanto pude sobre o que parecia ser uma bela cidade e lá fui eu!
Três temporadas em Vancouver (2013, 2014 e 2017) e uma em San Francisco (2016) depois, eu guardo lembranças de momentos inesquecíveis ao lado do elenco da série, da equipe de produção, de dias passados acompanhando filmagens nas mais diversas locações e muitos abraços dessa galera que eu amo e vou para sempre ter no coração.
Já imaginou poder fazer o mesmo com Seul? Pois eu já! Não só agora – meu amor pelos dramas coreanos é relativamente novo -, mas desde que vi imagens como essas aí abaixo na incrível “Sense8”, original da Netflix feita pelas irmãs Wachowski. Outra das minhas séries mais queridas, “Sense8” conta a história de oito pessoas sencientes que se conectam de maneira inimaginável mesmo estando em cantos opostos do mundo; uma delas a sul-coreana Sun. Fala se já não dava vontade de conhecer essa bela cidade? E se você já leu três páginas do nosso Momento Noona, conhece nosso amor pelO Rei Eterno, o que significa que uma passada em Busan tem que estar nos planos. Partiu Coreia do Sul!
Postes Relacionados
- No related posts.