Golpum | Sistema de classificação óssea de Silla

Kim Sammaekjong

Amo histórias de época, e é claro que não poderia deixar de incluir um na minha lista. Foi aí que Hwarang se tornou um dos meus favoritos do coração. Curiosamente esse k-drama incluí dois fatos significativos para a história da Coreia, os Hwarang propriamente (artigo em breve), e o Sistema de Classificação de Osso (골품제 도 (GolPumJaeDo) / 骨 品 制度) ou sistema GolPum.

O padrão ósseo era estritamente hereditário, o estudioso, Lee Ki-Baik (1984, p.43) considera que provavelmente foi adotado como parte da lei administrativa introduzida pela China e promulgada pelo Rei Beopheung em 520.

Originalmente, apenas as pessoas sagradas e classificadas como ossos podiam se tornar reis ou rainhas de Silla. Os membros da classificação dos ossos sagrados eram da família real Kim, que fundou a Dinastia Silla. Era como uma forma de controle social à medida que o Reino Silla se expandia e se tornava mais complexo.

Em 520 DC, o sistema de classificação óssea foi formalizado na lei sob o rei Beopheung. A família real Kim não tinha nenhum macho de osso sagrado disponível para assumir o trono em 632 e 647, portanto, as mulheres de osso sagrado se tornaram Rainha Seondeok e Rainha Jindeok, respectivamente.

A verdadeira classificação óssea incluía membros de outras famílias reais que haviam sido conquistadas pelos Silla. Os verdadeiros membros da categoria óssea podem se tornar ministros titulares da corte.

Com o tempo, muitos burocratas de seis cargos de chefia ficaram cada vez mais frustrados com esse sistema; eles estavam nos salões do poder todos os dias, mas sua casta os impedia de alcançar altos cargos. No entanto, o Reino Silla foi capaz de conquistar os outros dois reinos coreanos – Baekje em 660 e Goguryeo em 668 – para criar o Reino Silla Posterior ou Unificado (668 – 935 CE).

Além dos limites de progresso de carreira impostos pela sua posição, o status de grau ósseo também determinava as cores e tecidos que uma pessoa poderia usar, a área em que poderia viver, o tamanho da casa que poderia construir, o quanto de imposto devia ser pago ao Estado.

No quesito habitação, determinava não só o tamanho, mas também a decoração, como, por exemplo, telhas cerâmicas (em vez de palha) que eram uma forma prática e visível de exibir seu posto na sociedade de Silla.

O grau de osso decidiu qual o transporte que as pessoas poderiam usar, o tipo de sela em que podiam sentar-se, o número de criados que lhes era permitido e até mesmo que utensílios poderiam usar.

Em Hwarang o ator é Park Hyung-Sik interpreta o rei Kim Sammaekjong

A roupa era outro indicador visível do status social. Os homens que eram membros da classe “Osso Verdadeiro” não tinham permissão para usar roupas que tinham bordado, brocado ou peles, enquanto só as mulheres da linha de “Osso Sagrado” podiam usar fivelas com incrustações de jade ou pedras preciosas.

Esses critérios são descritos em detalhes na história coreana do século 12 Samguk Sagi, particularmente é Monografias (ji 志), livro 2 (patentes e cargos). o Samguk Sagi ‘A descrição da vida de Silla, entretanto, foi frequentemente criticada por ser excessivamente estática. Infelizmente, como outras fontes são escassas, é difícil avaliar que tipo de mudanças podem ter ocorrido no sistema de classificação óssea ao longo dos séculos.

Estas elaboradas leis suntuárias garantiam que todos permanecessem em seus lugares dentro do sistema, e que o status de uma pessoa fosse identificável de relance.

Como observa o historiador K.Pratt, “a mobilidade social era rara, e para a maioria das pessoas seu status ocupacional e social era herdado”. Ou seja, o nascimento de alguém era, de longe, o fator mais importante na determinação do nível que uma pessoa alcançaria na sociedade. O filho de um comerciante poderia expandir o negócio do seu pai consideravelmente, mas esta nova riqueza não traria o direito de acessar os níveis mais elevados do sistema de classificação óssea.

A verdadeira classificação óssea incluía membros de outras famílias reais que haviam sido conquistadas pelos Silla. Verdadeiros membros da hierarquia óssea podem se tornar ministros plenos do tribunal.

Níveis de classificação:

Imagem crédito: Rick W. Burkett/via youtube

Sunggol 성골 também conhecido como “Osso Sagrado” ou “Osso Santificado” refere-se a alguém que tinha sangue “puro” real. Eles estavam diretamente relacionados à realeza em ambos os lados de seus pais. Até o Rei Muyeol 태종 무열왕, apenas um Sunggol poderia subir ao trono. Foi a falta de um homem adequado Sunggol que tornou possível para ambas Rainha Seon Duk 선덕왕 e Rainha Jindeok 진덕 왕 subirem ao trono. Elas foram os últimos Sunggols.

Jingol 진골 também conhecido como “Osso Verdadeiro” refere-se a alguém que estava diretamente relacionado com a realeza, mas apenas em um lado de seus pais. Era casta era composta pela realeza menor, ministros de altos cargos e aristocratas de alto nível.

Tupun ou “Cabeça” seguida de um número eram as demais subclasses. Quanto maior o número, melhor a posição social. A aristocracia pertencia aos níveis seis, cinco e quatro. Esses três níveis principais estavam ligados por laços familiares e/ou à terra de uma pessoa, e certos clãs dominavam as posições mais altas.

Curiosamente, as fontes históricas nunca mencionam as classificações 3, 2 e 1. Talvez estas fossem fileiras de pessoas comuns, que não podiam ocupar cargos no governo e, portanto, não mereciam menção em documentos do governo.

Cronologia

Osso Sagrado (Seonggol)

De acordo com Samguk Sagi, “o povo de Silla dividiu o período de Hyeokgeose de Silla para Jindeok de Silla em Osso Sagrado (Seonggol), e o rei depois Muyeol de Silla em True Bone (Jingol). O nível mais alto da classificação óssea foi o “osso sagrado“, ou Seonggol (성골, 聖 骨), às vezes denominado “osso sagrado”. Não há nenhum registro específico sobre o que exatamente a distinção entre o Osso Sagrado e o Osso Verdadeiro é estabelecida, mas é geralmente aceito que apenas os primeiros reis foram referidos como Seonggol. Por causa deste sistema fechado de casta, quando rei Jinpyeong de Silla não tinha filho para quem pudesse passar a coroa, Rainha Seondeok de Silla subiu ao trono pela primeira vez como mulher. E depois disso, Kim Chun-chu, também conhecido como Muyeol de Silla ascendeu ao rei como um status Jingol e, desde então, Jingol assumiu o trono por 281 anos, até a morte de Silla.

Osso verdadeiro (Jingol)

Abaixo do osso sagrado veio o “osso verdadeiro“, ou jingol (진골, 眞 骨). Membros do osso verdadeiro podiam ocupar qualquer posição oficial, até o nível de ministro pleno. Eles também podem alcançar o posto de trabalho até o mais alto, ibolchan (이벌찬). Depois que a classificação dos ossos sagrados foi abolida sob o rei Muyol, apenas aqueles que possuíam a classificação dos ossos verdadeiros poderiam se tornar rei.

Head Ranks

Abaixo do “osso verdadeiro” vinham as fileiras da cabeça (두품, 頭 品), das quais apenas o 6º, o 5º e o 4º são atestados, sendo o 6º o mais alto. As origens dessas classes mais baixas e o que definia o status de alguém como tal são obscuras e ainda são debatidas entre os estudiosos. Enquanto o jingol foram proibidos de se casar com as classes mais baixas, embora pudessem tirar concubinas delas, é possível que uma das fontes da classificação seis fossem os filhos nascidos de uniões entre jingol pais e concubinas de escalão inferior. Em qualquer caso, os membros do escalão seis poderiam ascender à posição de vice-ministro (gyeong, 경, 卿) e tão alto quanto o 6º nível de cargo, Achan (아찬, 阿 餐) (duas classificações superiores de Jungachan (중아 찬, 重 阿 餐) e Sajung Achan (사중 아찬, 四 重 阿 餐) foram posteriormente complementados com o de Achan mas estes ainda estão dentro do 6º nível). Membros de quatro e cinco posições de chefia só podiam ascender a cargos menores. Membros de nível cinco podem atingir o décimo nível de cargo, Daenaema (대내마, 大 奈 麻), enquanto os membros do posto de comando quatro podiam atingir apenas o 12º nível de cargo, daesa (대사, 大 舍). Ao todo, havia 17 níveis de cargos administrativos. Um estudioso propôs que, “os chefes três, dois e um, se algum dia existiram formalmente, devem ter designado a … população geral não privilegiada”.[3]

Avaliações

As ambições frustradas da classe seis, em particular, parecem ter desempenhado um papel proeminente na política do final do período Silla. Muitos homens de posição de cabeça seis, proibidos de subir muito alto no sistema administrativo de Silla definido pelo sistema de classificação óssea, procuraram contornar isso estudando confucionismo (em Silla ou no exterior em Tang China) ou então voltado para carreiras em budismo. O mais proeminente das seis figuras principais foi, sem dúvida, Choe Chiwon, que após uma carreira ilustre na China voltou a Silla apenas para ver suas tentativas de reforma administrativa rejeitadas por uma aristocracia entrincheirada. No início do século 10, o estado nascente de Goryeo, que sucedeu a Silla, atraiu seis intelectuais para cuidar de sua burocracia.

A extrema rigidez do sistema de classificação óssea certamente ajudou a enfraquecer Silla no final do Silla Unificada período, embora vários outros fatores estivessem em jogo. Após a queda de Silla, o sistema de classificação óssea foi totalmente abolido, embora sistemas de castas diferentes e um pouco mais flexíveis persistiram até perto do final do Dinastia Joseon no final do século 19.

Fontes/reprodução: https://www.greelane.com/, https://dramashistoricos.wordpress.com/, https://pt.peopleperproject.com/, https://pt.peopleperproject.com/, https://ao.ert.wiki/wiki/Bone-rank_system

Spread the love

Postes Relacionados

Últimas notícias