Dol hareubang | Saiba o que são os “totens” que aparecem no kdrama Island

My project-1

Um dos principais plots do novo kdrama Island (ou A Ilha) são esses pequenos totens que são apresentados logo no início da série.

Segundo o texto publicado no webtoon trata-se do seguinte.

Tradução do webtoon

Dol Hareubang

A ilha de jeju é a ilha mais a sul da península coreana, ao redor estão espalhadas pela ilha as estátuas de pedra chamadas ” Dol Hareubang “, que compartilham muitas semelhanças com as estátuas Moai da ilha de Páscoa. Como os Moai, ninguém sabe exatamente quantos idade eles tem, ou quem os construiu. As estátuas de pedra não são apenas isso, mas cada Dol Hareubang é entalhado em sua própria forma, expressão e tamanho únicos. Estudiosos coreanos acreditam que Dol Hareubang tem uma conexão com a cultura xamanista, e que estas estátuas de pedra atuam como proteção do mal desta seita religiosa de forças sobrenaturais. E até hoje, estas estátuas continuam a proteger a ilha de jeju com suas expressões bizarras:

GRIFIN SMITH JR (NACIONAL GOEGRAPHIC VOL.157)

Já na série a explicação ficou como a seguir.

Houve um tempo em que todos os seres viviam em harmonia na terra, Tamra. Mas a harmonia não durou muito. O caos surgiu quando deuses e seres se enfrentaram. Um recém-chegado assistiu desde o início, os 46 filhos de deus tiveram seu sangue selado. Como resultado, o casos diminuiu. Para impedir que os monstros saiam desde portão do inferno, o deus transformou cada um de seus 46 filhos em um Dol Hareubang e bloqueou o portão. Foi assim que o Dol Hareubang apareceu na Ilha de Jeju. Para esconder os 46, o deus fez muitas falsificações para disfarçá-lo.

 

Porém, na realidade, os dols tem uma origem não tão mística. Segundo o wikipedia.

Dol hareubangs, também chamados de tol harubangs, hareubangs ou harubangs, são grandes estátuas de pedra encontradas na ilha de Jeju, na ponta sul da Coreia do Sul . Eles são considerados deuses que oferecem proteção e fertilidade e foram colocados fora dos portões para proteção contra demônios que viajam entre as realidades.

Descrição
Dol hareubangs são esculpidos em basalto poroso ( rocha vulcânica ) e podem ter até três metros de altura. Os rostos das estátuas apresentam expressões sorridentes, olhos esbugalhados sem pupilas, nariz longo e largo e leve sorriso, e as mãos repousam sobre a barriga, uma ligeiramente acima da outra. Em conjuntos de dois, um tem a mão esquerda mais alta e o outro a mão direita mais alta. O chapéu é comumente descrito como fálico ou semelhante a um cogumelo.

Etimologia
O nome dol hareubang deriva da palavra coreana para “pedra” ( dol 돌), mais a palavra do dialeto Jeju hareubang (하르방), que significa “avô” ou “sênior” ( harabeoji [할아버지] em coreano padrão), e foi cunhado em meados do século XX. Outros nomes anteriores para as estátuas incluem beoksumeori , museongmok e useongmok . Beoksumeori , que significa cabeça de xamã , é usado na antiga área de Jeongui Hyeon (condado), museongmok em Daejeong Hyeon e Jeongui Hyeon, e useongmok apenas em Jeju Hyeon. Historicamente, As Crônicas de Tamna os chamam de ongjungseok (옹중석/翁仲石), mas esse uso é desconhecido hoje.

História

Existem três teorias principais quanto à origem dos dol hareubangs : ou que foram introduzidos por visitantes do mar, ou que são uma contrapartida dos jangseungs (totens) da Coreia continental. [ citação necessária ] Jangseungs também são chamados de beoksu no sul da Coreia, e essa semelhança com o nome beoksumeori dá credibilidade à segunda teoria.

De acordo com Tamnaji , um trabalho que trata da geografia de Jejudo, o primeiro dolhareubang foi fabricado em 1754. [1] Dol hareubangs produzidos de 1763 a 1765 ficavam do lado de fora dos portões leste, oeste e sul da fortaleza da cidade de Jeju como divindades guardiãs .

Dol hareubangs hoje

Dol hareubangs se tornaram o símbolo da Ilha de Jeju, e réplicas de vários tamanhos são vendidas como lembranças turísticas. As estátuas às vezes são vendidas como fontes de fertilidade, e pequenas réplicas às vezes são dadas a mulheres com problemas de fertilidade. A origem disso pode ter mais a ver com o status atual de Jeju Do como uma “ilha de lua de mel” do que com a tradição.

Os turistas podem adquirir um pequeno souvenir ao visitar a ilha

Spread the love

Postes Relacionados