O Hwarang era uma organização patrocinada pelo Estado para a educação de jovens da elite do sexo masculino no antigo reino de Silla , na Coreia . Traduzido de várias maneiras como ‘Flower Boys’, ‘Flowering Youth’ ou ‘Elite Youth’ (e às vezes, também, os bastante enganosos ‘Cavaleiros’), os hwarang juraram lealdade ao estado, à sua família e uns aos outros. Os meninos frequentemente se reuniam em locais de grande beleza natural, especialmente montanhas e rios sagrados, onde cantavam e dançavam com os rostos pintados e usavam sapatos enfeitados com pedras preciosas. A organização visava preparar os jovens do sexo masculino para o seu futuro papel na sociedade e a maioria dos políticos e administradores mais importantes do estado foram educados no hwarang .
Formado pelo menos desde o século VI dC, o hwarang consistia em adolescentes que seguiam o ideal conhecido como pungwolto ou ‘caminho do vento e da lua’. Não está claro o que isso significava exatamente, mas é conhecido por fontes da história coreana, como o Samguk sagi e o Samguk yusa , que os meninos seguiam uma mistura educacional de ensinamentos religiosos e marciais, juntamente com música , dança, ética e uma boa dose de nacionalismo, incluindo um desafio à morte . Apenas os filhos da aristocracia eram elegíveis para aderir, e o verdadeiro objectivo do sistema, patrocinado como era pelo Estado, era provavelmente permitir à classe dominante selecionar os jovens mais talentosos e reservá-los para futuras posições dentro do aparelho estatal.
OS MEMBROS DE HWARANG SEGUIRAM UMA MISTURA EDUCACIONAL DE ENSINAMENTOS RELIGIOSOS E MARCIAIS, JUNTAMENTE COM MÚSICA, DANÇA, ÉTICA E UMA BOA DOSE DE NACIONALISMO.
A parte religiosa da educação era, como na Coreia em geral, uma mistura de budismo , taoísmo e confucionismo com, provavelmente, elementos de xamanismo que foi praticado por muito tempo na península. O Samguk yusa acrescenta que os meninos também estudaram as Cinco Relacionamentos, as Seis Artes, as Três Ocupações Acadêmicas e as Seis Formas de Serviço Governamental, que continham regras de comportamento ético e preparavam os alunos para a vida no serviço público. O código de honra das Cinco Relações ( sesok ogye ), criado pelo monge budista Wongwang no início do século VII d.C., ilustra melhor a forte associação entre o hwarang e as necessidades do estado, pois eram:
- Servir o rei com lealdade.
- Servir os pais com lealdade.
- Mostrar sempre lealdade aos amigos.
- Para nunca recuar na batalha .
- Para nunca matar desnecessariamente.
A organização precisa do hwarang não é conhecida, exceto que o líder de um único grupo de algumas centenas de jovens detinha o título de kukson ou ‘Imortal Nacional’. Ele foi selecionado da classe dos ossos verdadeiros ou chingol da rígida hierarquia social do reino Silla, o Sistema de Classificação Óssea . O kukson foi auxiliado por vários monges eruditos budistas que provavelmente seguiram as instruções. O patrono do grupo era o Buda Maitreya (o Buda vindouro), também conhecido como ‘o Amigável’. Na verdade, os membros se consideravam reencarnações de Buda. O hwarang foi dividido em subgrupos que tinham nomes associados ao Budismo, como ‘o Bando da Árvore da Flor do Dragão’ (referindo-se à árvore onde Maitreya chegou pela primeira vez à terra).
Faltam detalhes sobre as cerimônias de iniciação que os meninos realizaram, exceto que a dança e o canto eram elementos importantes, assim como um juramento de lealdade aos outros membros. Os membros e ideais do Hwarang foram celebrados em hyangga , os poemas folclóricos indígenas da Coreia. Na verdade, muitos foram escritos por membros do grupo. Neste exemplo, escrito por Tugo e intitulado Mo Chukchirang ka ou ‘Ode ao Cavaleiro Chukchi’ escrito c. 692-702 dC, o autor elogia seu mestre:
Todos os seres vivos sofrem e lamentam
Sobre a primavera que já passou;
Seu rosto uma vez justo e brilhante
Está prestes a apresentar sulcos profundos.
Eu devo vislumbrar você
Mesmo por um momento incrível.
Minha mente fervorosa não consegue descansar à noite
Na cavidade de artemísia.
(Lee, PH, 72)
Alguns dos ex-membros mais famosos dos hwarang são o grande general Kim Yu-sin , seu filho Won-sul, e Kwanchang, que deu a vida bravamente em uma batalha contra o reino de Baekje ( Paekche ) em 660 d.C. Após o aumento do nacionalismo coreano e a descoberta de um manuscrito intitulado As Crônicas de Hwarang ( Hwarang segi ) na década de 1980 dC, houve um interesse renovado no assunto, com até mesmo uma nova série de televisão que você pode ler a crítica clicando aqui.
Texto reprodução tradução google: World History Enciclopédia.
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