Segundo o site Seasia e Insider Monkey o Brasil está em 10º lugar no ranking de espectadores de kdramas fora da Coreia do Sul.
Com o título “15 Países com o Maior Número de Espectadores de K-Drama”, publicada em 22 de agosto de 2023, o artigo do site Insider Monkey, inclui países como Filipinas, Egito, Malásia, Indonésia, Nigéria, entre outros. Segundo o próprio artigo os números brasileiros de acordo com uma pesquisa Statistica realizado em 2019, 29,4% dos participantes disseram que os K-dramas eram muito populares. 32,2% dos entrevistados, o percentual mais alto, disseram que eram bastante populares no Brasil, então antes da pandemia e que talvez refletem hoje um número maior de espectadores, com o crescente popularidade. Para mais informações, você pode visitar o artigo diretamente nos links abaixo, leia a introdução traduzida a seguir:
“
Os dramas coreanos, também conhecidos como K-dramas, são tão modernos e populares que frequentemente estabelecem tendências globais. Muitas pessoas podem assistir a esses dramas – que geralmente incluem 16 episódios ou mais – de uma só vez. A popularidade dos dramas coreanos no exterior não pode ser descoberta, pois existem mais de 30 idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, sueco, hindi, português e bahasa indonésio, atualmente disponíveis para dramas K na Netflix. Num estudo realizado pelo Departamento de Pesquisa Statista em 2022 em 26 países, cerca de 36% dos participantes disseram que os dramas coreanos (K-dramas) eram extremamente populares em seu país naquele ano. Aproximadamente 66% dos entrevistados no total disseram que os K-dramas geralmente eram apreciados, mesmo fora das comunidades de fãs devotados. Malik observou que a ausência de violência e conteúdo sexual explícito nos dramas K os ajudou a se tornarem populares em outras nações do Oriente Médio, incluindo Egito, Turquia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Catar e Arábia Saudita. Esta popularidade ajudou não só a promover a identidade e a cultura da nação, mas também a impulsionar a economia, como pode ser visto pelo facto de a economia da Coreia do Sul ter disparado graças ao conhecimento global da cultura pop coreana. Por exemplo, a popularidade dos K-dramas provocou um aumento no turismo, tornando o país um dos destinos turísticos mais populares do mundo.
De acordo com o Dr. Jung-Bong Choi, antigo professor de estudos cinematográficos na Universidade de Nova Iorque, enquanto o Japão começou a recuar para dentro à medida que a sua economia declinava , a Coreia do Sul prosseguiu a estratégia oposta . Tudo isto coincidiu com o início do boom económico da China, que produziu uma enorme procura de conteúdos de cultura pop – e a Coreia do Sul estava lá para atendê-la. A China considerou os programas de televisão americanos incompatíveis com os seus princípios e recusou-se a importar programação do Japão, o seu antigo colonizador. No entanto, a programação coreana estava em sintonia com os ideais sociais da China, o que provou ser uma grande sorte inesperada para o negócio do entretenimento da Coreia do Sul, como diz Choi.
Até a ASEAN, um órgão global, reconhece a popularidade do K-drama. Vongthep Arthakaivalyatee, secretário-geral adjunto da Comunidade Social e Cultural da ASEAN, disse que, apesar da diversidade de opiniões sobre o fenómeno K-drama, ele realmente pensa que a ASEAN pode beneficiar do paradigma da onda K, por exemplo, desenvolvendo uma onda ASEAN . Os estados membros da ASEAN podem beneficiar do talento da indústria criativa da Coreia para o público leitor, o que contribuirá muito para promover a identidade partilhada da comunidade ASEAN.
Em um estudo intitulado Um estudo sobre os elementos que afetam a preferência dos espectadores filipinos em relação ao drama coreano, as descobertas das respostas dos participantes mostram como os fãs filipinos do drama coreano percebem as coisas de maneira diferente. 95% da população acredita que os personagens desempenham um papel significativo na paixão do público filipino pelos dramas coreanos. 90% da população também pensa que os temas desempenham um papel na razão pela qual os filipinos são atraídos pelos K-dramas. O cenário tem a menor proporção de fator de atração dos filipinos por dramas coreanos entre os cinco fatores listados neste estudo. Por último, mas não menos importante, os elementos que mais influenciam os espectadores filipinos são o enredo e a cinematografia. De acordo com os entrevistados, o enredo e a cinematografia do drama coreano contribuíram para a paixão dos filipinos pelo gênero, uma vez que misturam técnicas de produção cinematográfica em suas séries de televisão. Além disso, contêm reviravoltas imprevistas na trama. Os investigadores concluíram que mais filipinos assistiriam e apoiariam dramas locais como resultado destes dados, o que ajuda as produções locais a melhorar e a competir em pé de igualdade com os dramas coreanos.
Para identificar os 15 principais países que assistem mais K-dramas, conduzimos uma pesquisa aprofundada e consultamos seis fontes diferentes ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 e 6 ). Um país recebia um ponto para cada aparição na lista de fontes. Esses fatores foram então usados para classificá-los e identificar os 15 principais países que mais assistem K-dramas.
“
Fonte: https://seasia.co/infographic/15-countries-with-the-highest-k-drama-viewers
Postes Relacionados
- No related posts.