Exposição HANSIK – A gastronomia sul-coreana

mesa

Uma iniciativa do Centro Cultural Coreano no Brasil e Korean Food Promotion Institute, a exposição HANSIK: a gastronomia sul-coreana busca democratizar o acesso a um terreno ainda pouco desbravado pela população brasileira: a gastronomia coreana.

A culinária tradicional evoluiu ao longo dos séculos – um reflexo direto da história do país – com seus ingredientes fermentados, notas de sabor e variedade de preparo. Ensopados, vegetais frescos e molhos intensos são a base de uma gastronomia que tem ganhado relevância internacional nos últimos anos, principalmente no Brasil, com a expansão da cultura coreana.

Com origem na agricultura ancestral e tradições nômades da Península Coreana, o HANSIK é uma mistura de harmonia de sabores, aromas e sensações que evoluiu para o que hoje e considerada uma das culinárias mais saudáveis e equilibradas. Sua base esta na fermentação – processo metabólico que melhora as propriedades nutricionais dos alimentos e permite que sejam armazenados por um longo período – com ingredientes típicos como o KIMCHI (conserva de vegetais), GOCHUJANG (pasta de pimenta), DOENJANG (pasta de soja) e GANJANG (molho de soja) que em suas inúmeras variações criam os sabores únicos à culinária coreana.

Exposição Hansik
Local: Estação República do Metrô
Data: 01 a 31 de Agosto de 2021

Direção Geral e Produção Executiva: Centro Cultural Coreano no Brasil
Curadoria: Gia Sollaria
Colaboração: Renan Andrade I Ana Maria Mazzone I Equipe Linha e Cultura do Metrô
Apoio Cultural: Korean Food Promotion Institute

Foto: Metrô SP

Baechu Kimchi

BAECHU KIMCHI é o prato mais tradicional da Coreia do Sul – sua história vem dos tempos mais antigos, sendo repassada através das gerações. KIMCHI é um termo para vegetais que foram salgados, temperados e então fermentados. É um prato muito saboroso, já que a pasta de pimenta utilizada em sua preparação leva pimenta em pó, alho, gengibre, molho de peixe e cebolinha. O KIMCHI tem ganhado reconhecimento mundial por ser um alimento probiótico de grande valor nutricional, com um impacto benéfico à saúde. Sempre presente nas casas coreanas, o KIMCHI pode ser consumido fresco ou após a fermentação que dura alguns dias. É base para diversas receitas, dentre elas: o KIMCHIJJIGAE, KIMCHIJEON e muitas outras

Bossam Kimchi

Uma das diversas formas do KIMCHI, BOSSAM KIMCHI é um embrulhado de vários ingredientes fermentados, como: frutos do mar, ostras, nozes, cebolinha e cogumelos embrulhados em folhas de repolho Napa. Após a fermentação, adquire seu sabor característico e, diferente do consumo diário do BAECHU KIMCHI, BOSSAM KIMCHI é um prato consumido em datas comemorativas como banquetes, festas e feriados.

Bibim Guksu

BIBIM GUKSU é um prato frio de macarrão e vegetais frescos, servidos num caldo picante e levemente adocicado feito com GOCHUJANG (pasta de pimenta) e xarope de milho. Há uma variedade de macarrões na Coreia, mas os mais utilizados são os de farinha de trigo ou de trigo sarraceno – cada um adiciona um sabor ou coloração diferente ao prato. Pepino, cebolinha, folhas de perilla, rabanete e pimentão são ingredientes típicos do BIBIM GUKSU, mas lulas, camarões ou frango desfiado também tão um toque especial ao prato. O importante sempre é criar uma incrível combinação de cores, sabores e texturas.

Mulnaengmyeon

Um dos pratos mais consumidos durantes o verão – MULNAENGMYEON! Para combater o calor e humidade do verão na Coreia do Sul, o macarrão glutinoso feito de nozes é servido num caldo extremamente gelado e levemente ácido feito com carne, acompanhado de pepinos fatiados, pêra coreana, ovo e rabanete em conserva.

Japchae

Um clássico, JAPCHAE é a mistura de diversos ingredientes que proporcionam ao prato um sabor único. O macarrão ‘de vidro’ (feito de batata-doce) é fervido até adquirir a transparência pelo qual é conhecido, e então acompanhado de vegetais salteados (feitos separadamente para elevar o sabor individual de cada ingrediente), como: espinafre, cenoura, cogumelos e carne temperada. Foi servido pela primeira vez num banquete real da Dinastia Joseon, no século 17 – por isso, apesar de extremamente popular, é considerado um prato elegante, servido em datas comemorativas como o Ano Novo Lunar e o Chuseok (festival da colheita e celebração).

Kimchi Bokkeumbap

O arroz salteado com KIMCHI – conhecido como KIMCHIBOKKEUMBAP, é um prato delicioso e muito comum na Coreia do Sul. Assim como o KIMCHIJJIGAE e o KIMCHIJEON, o KIMCHIBOKKEUMBAP aproveita as sobras de KIMCHI bem fermentado e de arroz cozido para criar um prato do dia a dia das casas coreanas. Muito fácil de preparar e de baixo custo, o KIMCHIBOKKEUMBAP é uma refeição rápida, deliciosa e farta. Além do KIMCHI e do arroz, é comum adicionar um pouco de GOCHUGARU (pimenta coreana em pó), molho de soja e proteínas como a carne de porco moída, bacon, presunto ou atum enlatado.

Gimbap

KIMBAP ou GIMBAP é um prato característico da Coreia do Sul – arroz e outros acompanhamen – tos envoltos por alga marinha, cortados em pequenas rodelas para facilitar o consumo. É um prato nostálgico pois é um clássico de excursões escolares, piqueniques e passeios ao ar livre. É extremamente popular entre adultos e crianças pela interessante combi – nação de texturas e sa – bores, e possui uma va – riedade de recheios que complementam o arroz de grão curto, tempera – do com óleo de gergelim e sal. Embora os recheios sejam variados, os ingre – dientes mais tradicionais são: rabanete amarelo em conserva, cenoura, espinafre, ovos e carne bovina. Raiz de bardana e massa de peixe tam – bém são ingredientes comuns do GIMBAP.

Kimchijeon

KIMCHIJEON é a panqueca coreana de KIMCHI – também chamada de KIMCHI BUCHIMGAE. Crocante e saborosa, a panqueca KIMCHIJEON é consumida como lanche, aperitivo ou como uma refeição leve. É feita com KIMCHI picado e BUCHIMGARU, um preparado de farinha de temperos que dá todo o sabor à panqueca coreana. A cor vem com o KIMCHI, que proporciona a cor alaranjada assim como o toque picante.

Jeyubokkeum

Carne de porco picante, marinada num molho à base de GOCHUJANG (pasta de pimenta coreana), alho fresco e gengibre, JEYUKBOKKEUM é um prato perfeito para aqueles que gostam de algo mais picante. Ao contrário do preparo da carne bovina (normalmente marinada em molhos à base de molho de soja), o JEYUKBOKKEUM é marinado em GOCHUJANG, um ingrediente tão característico e único da culinária coreana. Embora qualquer corte de porco possa ser utilizado, a paleta ou limbo de porco é o essencial – a gordura intensifica o sabor da carne. É comumente servido com folhas de alface vermelha ou outras hortaliças.

Kimchijjigae

O KIMCHI é a base de diversos pratos da culinária coreana, inclusive do KIMCHIJJIGAE. Totalmente fermentado, o KIMCHI traz o sabor característico ao ensopado. É um prato do dia a dia das famílias coreanas, que o consomem pelo menos uma ou duas vezes por semana (se não mais!). KIMCHI e carne de porco gordurosa são uma combinação perfeita – a barriga de porco é um ingrediente essencial para o ensopado, assim como a pimenta, cebolinha, cogumelos e dubu (queijo vegetal de soja).

Bulgogi

BULGOGI, também conhecido como carne de churrasco coreana, é a carne em fatias muito finas, marinada em um molho à base de molho de soja, vinho de arroz, açúcar, óleo de gergelim e alho. O equilíbrio certo entre o salgo e o doce é que proporciona o sabor autêntico do BULGOGI. Embora possa ser feito com outras carnes, como frango ou porco, o termo geralmente se refere à versão bovina. O BULGOGI pode ser grelhado no carvão ou numa chapa – o principal é atingir o ponto caramelizado da carne. É comumente servido com salada de cebolinha, alface e SSAMJANG (pasta de soja).

Doenjangjjigae

Um dos mais populares ensopados coreanos, DOENJANGJJIGAE é um caldo farto de carne, dubu (queijo vegetal de soja) e vegetais. O caldo é feito de pasta de soja, com batatas, dubu e abobrinhas – além do caldo da carne cozida, que é o ingrediente essencial para o sabor único e característico do prato. DOENJANGJJIGAE é conhecido como o prato que melhor representa a nostalgia de comida caseira.

Songpyeon

SONGPYEON é uma iguaria indispensável durante o feriado de Chuseok. Chuseok é um dos feriados tradicionais da Coreia do Sul – é o 15º dia do 8º mês lunar, o mesmo dia que muitos países da Ásia celebram o festival de Outono. Durante o feriado as famílias se reúnem para agradecer aos ancestrais e aos céus, pelas frutas frescas e pela colheita de grãos. O SONGPYEON é indispensável para essa celebração. São pequenos bolinhos de arroz em formato de meia lua, recheados de gergelim adocicado e cozidos no vapor. A massa é tradicionalmente aromatizada com ingredientes naturais, como Artemísia e frutas secas em pó. É comum também recheá-los com feijões vermelhos.

Baekseolgi

Este tradicional bolinho de arroz é apreciado em ocasiões especiais. A massa, feita com farinha de arroz, açúcar, água e sal, é cuidadosamente cozinhada no vapor até atingir consistência. Sempre branco, simboliza a pureza e inocência, e é comumente encontrado em celebrações de cem dias após o nascimento de um bebê. Embora seja tradicionalmente servido sem guarnições, o BAEKSEOLGI pode ser decorado com frutas secas ou nozes.

Baek Kimchi

BAEK KIMCHI é uma variante de KIMCHI, feita sem a pimenta vermelha em pó. O BAEK KIMCHI, ou KIMCHI branco, é apreciado por ter um sabor suave e refrescante – principalmente por crianças e pessoas que não consomem alimentos picantes. O sal utilizado para salgar os repolhos é o sal marinho coreano, por sua qualidade superior e alto teor de minerais. Ingredientes como rabanete, alho, gengibre e pêra asiática ralada são utilizados na sua produção – contribuindo para o sabor refrescante e sutil do BAEK KIMCHI.

Gujeolpan

Um prato histórico da corte real durante a dinastia Yi, o GUJEOLPAN consiste em 8 recheios muito delicados, servidos em torno de finas panquecas de trigo chamadas MILJEONBYEONG. É um prato servido em feriados tradicionais como o Ano Novo Lunar e outras ocasiões especiais. O nome GUJEOLPAN vem da louça em que é servido, por ter nove divisórias. Na cultura asiática o número nove possui uma simbologia de plenitude e harmonia que se transmite no prato, pois oferece uma harmonia de cores, texturas e nutrientes. O prato contém diferentes vegetais, carnes e frutos do mar. Assim como em outros pratos coreanos, o GUJEOLPAN reflete as cinco cores tradicionais coreanas (OBANGSAEK) – que são: branco, preto, vermelho, amarelo e azul – cores que representam a esperança e longevidade. Na culinária o azul e substituído pelo verde e demais cores encontraram nos brotos de feijão, cebolas, cogumelos, pimentões, etc.

Galbijjim

GALBIJJIM é um prato tradicional coreano de costela de boi cozida em um molho saboroso. Cozida com o osso para agregar maia sabor, a costela é escaldada em água com vegetais aro – máticos e depois refo – gada lentamente em um molho que contem pêra asiática, molho de soja, açúcar e mel, vinho de arroz, óleo de gergelim e pimenta. Castanhas e pinhões são guarnições que tornam o prato ain – da mais elegante, agre – gando sabor ao molho reduzido.

Gungjungtteokbokki

GUNGJUNGTTEOKBOKKI é um prato tradicional da corte real coreana que remonta à dinastia Joseon. Fazia parte da culinária real e era um dos aperitivos favoritos do rei – considerado então um prato de alta classe, diferente da versão apimentada (TTEOKBOKKI) que é comumente conhecida como comida de rua, o GUNGJUNGTTEOKBOKKI é feito com um molho à base de molho de soja, alho, pimenta e óleo de gergelim. O prato foi inspirado no JAPCHAE, na tentativa de recuperar o apetite do rei e é também conhecido como TTEOKJAPCHAE, por ser feito de forma semelhante. Além do TTEOK, o bolinho de arroz, o prato também leva carne, cebola e alho, pimentões, cogumelos e pinhas.

Dolsot Bibimbap

BIBIMBAP é um delicioso mix de arroz com molho e acompanhamentos, servido em uma tigela de pedra bem quente (DOLSOT), que dá o nome ao prato. A tigela não só mantém o alimento aquecido como também cria uma camada de arroz crocante. A farta porção de arroz é coberta com uma variedade de vegetais e carne, preparados individualmente e servidos com GOCHUJANG (pasta de pimenta). A mistura dos ingredientes é feita na hora, proporcionando uma harmonia de diferentes sabores e texturas a cada mordida. Dentre os ingredientes mais comuns estão cogumelos fatiados e refogados, brotos de feijão, espinafre, pepino, abobrinha, rabanete, cebola e KIMCHI, refogados num molho de pasta de pimenta com óleo de gergelim, água e açúcar. Uma gema de ovo pré-cozida ou crua finaliza o prato. Em versões vegetarianas, a carne e o ovo são substituídos por dubu.

Spread the love

Postes Relacionados

Últimas notícias