Esquenta Rei de Porcelana | E as referências do Príncipe Safiri e do Teatro de Takarazuka

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Você se encantou com o novo k-drama O Rei de Porcelana (The King´s affection) que a grande Netflix exibirá a partir do dia 22 de outubro? Nessa história a esposa do príncipe dá à luz a um casal de gêmeos, porém por ordens do rei a menina ia ser sacrificada, mas a mãe implora para que sua vida seja poupada. E, em segredo, a filha é enviada para fora do palácio. Alguns anos depois, o menino, Lee Hwi, é assassinado e a mãe esconde a morte do filho e traz novamente a menina ao palácio para ser criada como menino no lugar do irmão. Ela se torna príncipe, mas permanece com medo que sua identidade um dia seja descoberta, pois não sabe a real origem dos assassinos.

The King´s affection é baseado no manhwa Yeonmo de Lee So-young

Já ouviu esse plot em outra ocasião? Não é a primeira vez que no mundo do entretenimento uma mulher assume o papel de homem por uma causa nobre ou circunstancial. Quando vi o teaser me lembrei de um clássico shoujo japonês A Princesa e o Cavaleiro de Osamu Tezuka que por sua vez tem forte inspiração nos temas e estilos dos musicais do Teatro de Takarazuka (explicação a seguir).

A primeira edição de 1954 foi percursora do gênero no mundo, – os quadrinhos que tem como público-alvo as meninas – e o sucesso foi tanto que houve uma radionovela e um anime produzido em 1967, com exibição também aqui no Brasil. Inclusive com o mérito de ser um foi um dos primeiros animes coloridos produzidos.

Na história de Tezuka, no Reino da Terra de Prata, as leis determinam que os governantes sejam homens. Por isso, quando nasce a princesa Safiri, ela é anunciada como menino ao invés de uma menina e seus pais são obrigados a manter a farsa, já que na linha de sucessão existe o malvado Duque Duralumínio e seu filho, o príncipe Plástico. Com a ajuda de Náilon, o duque tenta descobrir a verdade sobre Safiri desde o nascimento dela para poder retirá-la do trono e colocar o seu próprio filho nele.

Quando completa quinze anos, Safiri conhece o príncipe Franz e se apaixona por ele. Daí em diante, muitos obstáculos surgem entre os dois além de problemas no reino e das tentativas do Duque Duralumínio de provar que Safiri é de fato uma garota.

A seguir dois episódios em que Safiri frustra os planos de Náilon em descobrir que ela é menina.  

Inspiração do Teatro Takarazuka

Osamu Tezuka cresceu em Takarazuka e o teatro serviu de forte influência para o criador da Princesa e o Cavaleiro nos anos 70, onde o drama é exagerado e o rigor histórico dá lugar a uma estética barroca com elementos decorativos exageradamente românticos como mostrado a seguir. Um dos elementos-chave são personagens femininas andróginas ou com uma sexualidade dúbia, mas fortes e poderosas que serviram de inspiração para outros mangas e animes.

Todo o elenco de Takarazuka são interpretadas por mulheres, inclusive os papeis masculinos que são os mais disputados.

Algumas roupas de Safiri lembram bastante o figurino de Takarazuka

 

O “espírito” o teatro inspirou outros mangas, como Sakura Wars e Kageki Shoujo!!.

Certamente que a história de ambos será diferente, afinal, plágio ainda existe, mas é legal saber como esse plot de troca de identidades ainda rende ótimas histórias. O Príncipe e o Mendigo, Mulan e até mesmo o K-drama O Palhaço Coroado. A partir do dia 22 acompanharei essa história que promete muitas emoções e romance.

Fonte: https://www.clubotaku.org/niji/cultu/takarazuka-revue-faz-100-anos/
https://blog.gaijinpot.com/10-facts-know-takarazuka-revue/
https://otakuusamagazine.com/takarazuka-inspired-anime/

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