As atividades gratuitas, presenciais e online expandem os diálogos para as obras e artistas que compõem as mostras em cartaz, além de discutir importantes peças da literatura
São Paulo, agosto de 2022 – No mês de agosto, a Japan House São Paulo contará com uma programação gratuita tanto online quanto presencial, em sua sede na Avenida Paulista, aprofundando os assuntos de suas exposições em cartaz (Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo e O que não se vê – Rhizomatiks) e também das obras literárias Flores de verão, de Tamiki Hara, e Steins;Gate, da mangaká Yomi Sarachi.
Durante as visitas mediadas, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre as exposições em cartaz. Nos dias 3, 5, 10, 12, 17, 24 e 26 de agosto, sempre às 15h, a atividade será temática sobre a exposição Kumihimo e a história, confecção e evolução dos cordões de seda tradicionais ao longo dos séculos.
A Oficina de Kumihimo, nos dias 7 e 13 de agosto, às 14h, também integra a programação, com um workshop em que o público poderá aprender técnicas do Kumihimo, utilizando materiais fornecidos pela Domyo. A oficina conversa diretamente com a exposição homônima e convida os participantes a exercitarem a observação a conhecerem ainda mais da arte da seda trançada.
Já as visitas pela mostra do coletivo japonês Rhizomatiks ocorrem nos dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, às 11h30, e no dia 31 de agosto, às 11h30 e às 15h. A mostra inédita e interativa apresenta três grandes trabalhos do grupo considerado um dos principais no Japão, com projetos que mesclam tecnologia e expressão humana por meio da arte, possibilitando os visitantes vivenciarem diferentes experiências de interação, imersão e contemplação em três diferentes instalações.
Para aproximar ainda mais os visitantes dos trabalhos apresentados, o encontro online Conhecendo Rhizomatiks, no dia 26 de agosto, às 17h, abordará mais detalhes sobre as obras, além de outros projetos e colaborações do grupo que marcaram a trajetória do Rhizomatiks desde a sua criação.
Ainda com base nos trabalhos apresentados pelo Rhizomatiks, a Oficina de Sombras Coloridas vai explorar elementos da física que não podem ser vistos a olho nu, mas que se tornam visíveis graças à ciência. A oficina será realizada em parceria com o Professor Mikiya Muramatsu do Instituto de Física da USP e sua equipe nos dias 21 e 28 de agosto em quatro horários: às 10h30, 11h30, 14h e 15h.
Seguindo para o âmbito literário, sempre presente nas atividades programadas pela Japan House São Paulo, no dia 25 de agosto, às 19h, acontece o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um. Esse mês, o encontro online abordará a obra Flores de verão, de Tamiki Hara, lançamento da editora Tinta-da-China Brasil que chega ao Brasil em 6 de agosto, data que marca os 77 anos do lançamento da bomba de Hiroshima, tema central do relato pessoal e intenso do autor. Hara, ele próprio sobrevivente à explosão, é considerado por seus pares o melhor a retratar a experiência da bomba atômica. O evento, transmitido gratuitamente pelo Zoom, será mediado pela diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo e aguardar as instruções por e-mail.
Para fechar a programação do mês, no dia 27 de agosto, a partir das 17h, o Ciclo de Mangá discute a obra Steins;Gate, de Yomi Sarachi, adaptação de um famoso jogo narrativo japonês. A história recheada de comédia, mistério, viagens no tempo e conspirações secretas segue o cientista Rintaro Okabe, que descobre um micro-ondas capaz de enviar mensagens para o passado e alterar o futuro. Okabe se reúne com amigos para descobrir mais detalhes sobre essa máquina do tempo até que passam a ser perseguidos por uma organização e precisam fugir dos futuros que criaram. A participação no evento online será via link divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo.
Serviço:
Visitas Mediadas à exposição Kumihimo (presencial)
Quando: 3, 5, 10, 12, 17, 24, 26 de agosto, às 15h
Duração: 40 minutos cada
Classificação indicativa: livre
Participação livre e gratuita
Visitas Mediadas à exposição Rhizomatiks (presencial)
Quando: 3, 10, 17, 24, de agosto, às 11h30; e 31 de agosto, às 11h30 e às 15h
Duração: 40 minutos cada
Classificação indicativa: livre
Participação livre e gratuita
Oficina de Kumihimo (presencial)
Quando: 7, 13 de agosto, às 14h
Duração: 60 minutos cada
Classificação indicativa: a partir de 10 anos
Gratuito.
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Oficina de Sombras Coloridas (presencial)
Quando: 21 e 28 de agosto, às 10h30, 11h30, 14h, 15h.
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre
Participação mediante retirada de senha na recepção 30 minutos antes da atividade
Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online)
Flores de verão – por Tamiki Hara
Quando: 25 de agosto, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Transmissão online e gratuita. Inscrições pelo site da Japan House São Paulo
Conhecendo Rhizomatiks (online)
Quando: 26 de agosto, às 17h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Transmissão online e gratuita. Inscrições pelo site da Japan House São Paulo
Ciclo de Mangá (online)
Steins;Gate – por Yomi Sarachi
Quando: 27 de agosto (sábado), às 17h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Participação online e gratuita via Zoom. O link de acesso é divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo (www.japanhousesp.com.br/
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.
As exposições contam com recursos de acessibilidade.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.
Instagram: https://www.instagram.com/
Twitter: https://www.twitter.com/
YouTube: https://www.youtube.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
LinkedIn: https://www.
Postes Relacionados
- No related posts.