Hoje, mas lá na Coreia do Sul, aconteceu a 26a edição do festival de cinema e arte Chunsa Film Art Awards, em Seul. A cerimônia pôde ser acompanhada pelo YouTube e não houve plateia ao vivo por conta de medidas contra a CovId-19.
Jo Sung-Hee foi premiado como melhor diretor por “Nova Ordem Espacial” e disse: “Quando eu estava preparando esse projeto, cheguei a duvidar que conseguiria fazê-lo. Sou grato a todos que tiveram a coragem de fazer esse projeto nascer.” Ele também agradeceu ao elenco, formado por Song Joong-Ki, Kim Tae-Ri, Jin Sun-Kyu, e Yoo Hae-Jin.
Jeon Do Yeon foi a melhor atriz, por “Golpe de sorte” (Beasts Clawing at Straws – “Feras agarrando palha”, em tradução livre) e disse que considera esse o filme mais fácil de se identificar que ela já fez em um bom tempo, mas que, pelo momento em que foi lançado, as pessoas possam ter tido problemas para compreender o título e inclusive para ver o filme, lançado logo no começo da pandemia. “Muitas pessoas não conseguiram ver o filme. Espero que agora ele atinja um público maior”.
Song Joong-Ki (“Vincenzo”, “Descendentes do Sol”) levou o prêmio de melhor ator por “Nova Ordem Espacial” e declarou que é um filme inovador, “que eu sou só pude fazer graças ao trabalho duro dos profissionais no set. Creio que graças a essas pessoas na indústria do cinema, os atores podem dar o seu melhor no set.” [Falando no muso, já assistiu “Nova Ordem Espacial”? É excelente! Tá na Nerflix!]
Os diretores Lee Won-Se and Park Jong-Won leveram o prêmio pelo conjunto da obra, o Lifetime Achievement Award, enquanto o Chunsa World Award ficou vom Lee Isaac-Chung, que dirigiu o indicado ao Oscar “Minari.”
O festival Chunsa Art Awards, oferecido pela Associação dos Diretores de cinema da Coreia do Sul, existe desde os anos 1990 para celebrar a obra do pioneiro Na Woon-Gyu (que usava o nome artístico de Chunsa). Diferente dos outros festivais, o Chunsa Film Awards nega o comercialismo da indústria e busca focar na criatividade, apelo artístico e equidade.
Confira a lista completa:
Melhor diretor: Jo Sung Hee (“Nova Ordem Espacial”)
Melhor atriz: Jeon Do Yeon (“Golpe de sorte”)
Mlehor ator: Song Joong-Ki (“Nova Ordem Espacial”)
Melhor atriz coadjuvante: Bae Jong Ok (“Innocence”)
Melhor ator coadjuvante: Park Jung Min (“Deliver Us from Evil”)
Atriz Revelação: Choi Jung Woon (“Moving On”)
Ator Revelação: Lee Bong Geun (“The Pansori Singer”)
Diretor Revelação: Yoon Dan Bi (“Moving On”)
Lifetime Achievement Award: Lee Won Se, Park Jong Won
Escolha do Público: “Livrai-nos do mal”
Prêmio Especial Chunsa World Award: Lee Isaac Chung (“Minari”)
“Special Award for a Film Play”: “The Pansori Singer” (director Jo Jung Rae)
Melhor roteiro: Hong Soo Young (“Samjin Company English Class”)
Prêmio técnico: Lee Mok Won, Yoo Chung, Park Joon Young (“Peninsula”)
Postes Relacionados
- No related posts.